Nós, da equipe do Blog, estamos sempre procurando e observando notícias, tutoriais e dicas sobre saúde, beleza e bem-estar, pelo Facebook, Instagram e outraos canais de redes sociais. Novidades não passam em branco e iremos elaborar crônicas sobre informações que vem circulando pela internet. E dessa vez um dos tópicos que mais nos chamou a atenção recentemente (sendo bastante divulgado na internet) é a questão do uso de limão aliado ao bicarbonato de sódio. Sendo assim, nesse primeiro post abordaremos os principais usos deste maravilhoso fruto, para depois falarmos sobre o bicarbonato de sódio, e finalmente, o desdobramento do uso simultâneo dos mesmos.
Histórico
Se fizer uma rápida pesquisa nos motores de busca, pode-se notar que muitas fontes receitam inúmeras receitas sobre o uso combinado dos dois produtos, algumas enaltecendo, outras criticando. Consultando os links e as matérias, pudemos observar que algumas são bem recentes, outras datam de anos atrás, tal como 2011. Entretanto, recentemente o assunto voltou à tona com muita força, o que significa que mais pessoas se interessam pelo assunto, e por isso, iremos dispor sobre as características individuais de cada um e a junção dos mesmos.
Limão no organismo

O limão tem diversos usos para o organismo, mas não citaremos aqui as maravilhas no campo culinário. É um dos elementos mais versáteis no sentido de aliviar ou curar algumas enfermidades. Como principais benefícios do limão, apuramos que ele estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, tem como princípio ativo o ácido cítrico, mas dentro do organismo age como alcalinizante ou neutralizante da acidez interna.
Converte sais minerais em carbonatos e bicarbonatos que, no sangue, se tornam alcalinos. Combate o ácido úrico comum nos idosos, muito comum para muitas pessoas, principalmente idosas. Auxilia a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico pela urina, descongestionando e desintoxicando o organismo.
Muito indicado para regeneração de tecidos inflamados nas mucosas, bem como nos órgãos do aparelho digestivo. No sistema gastro-intestinal, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações.
Seus usos mais comuns
Internos:
Asma e Enfisema.
Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes
Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites
Fragilidade capilar, Dermatites, Prurido, Eczema e Despigmentação
Hiperviscosidade sanguínea
Doenças infecciosas
Febres
Gastrites, Dispepsias e Aerofagias
Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo
Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática
Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas
Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais
Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular
Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto
Astenia, Anemias e Desmineralizações
Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas
Hipertensão arterial; hipotensão arterial
Afecções do sistema nervoso
Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses
Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites
Descalcificações, Linfatismo e Ascites
Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos
Externos:
Cefaléias
Febre do feno, Sinusites e Anginas
Hemorragias nasais e Otites
Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais
Blefarites, Terçóis e Herpes
Dermatoses
Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial
Unhas quebradiças e Pés sensíveis
Queda do cabelo
Tonificante corporal
Para conjuntivite o uso é indicado como? Sugiro esclarecer, vai que algum desavisado resolva pingar gotas de limão diretamente nos olhos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa tarde!
Claro, esclarecimentos são sempre necessários. Como dissemos no post, pesquisamos o que foi veiculado por outros meios de comunicação. Também achamos um pouco “radical” a utilização de limão diretamente nos olhos. Entretanto, algumas pessoas utilizam sim algumas gotas do sumo de limão diluído em água, e posteriormente adicionam aos olhos. Pelos comentários disponíveis em: https://goo.gl/QfCoF6 é possível conferir isso. Entretanto, como as próprias pessoas relatam nos comentários, era mais comum esse uso em tempos longínquos, quando o acesso a produtos medicinais mais modernos eram mais escassos. Concordamos com o seu apontamento e já editamos a postagem retirando este tópico e aos que se referem a usos oculares, afinal, não é nossa intenção causar ou veicular possíveis acidentes ou situações de risco.
Obrigado e até a próxima! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bacana!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pela observação. É sempre importante que elas sejam feitas.
Hoje postaremos sobre o bicarbonato de sódio, acompanhe!
CurtirCurtir
Republicou isso em BLOG PEDRA LASCADA.
CurtirCurtir