Bicarbonato e Limão: cura para muitos problemas? – Parte 2 (BICARBONATO)

Seguindo adiante na nossa série de três postagens sobre o uso de bicarbonato e limão para possíveis tratamentos e curas de enfermidades, vamos elencar os benefícios do uso do composto químico também muito usado na culinária, o NaHCO3.

Mas antes, como muito foi bem pontuado pelo pessoal do Blog Pedra Lascada na nossa postagem direcionada sobre o limão, é muito importante frisar que estamos replicando as diversas possibilidades de cada elemento de acordo com o que encontramos pela web.

Não somos médicos, farmacêuticos ou de outras classes profissionais da saúde que possam indicar, atestar ou receitar (inclusive com propriedade e fundamentação técnica/empírica) o que você ou qualquer outro leitor deve ou não manipular, ingerir ou utilizar via dermal ou oral. Estamos catalogando informações populares, portanto cabe o aviso em destaque:


Estamos pesquisando, coletando e sintetizando conteúdos e comentários que foram encontrados por meio de pesquisa, sendo que você pode fazer o mesmo processo e tirar suas próprias conclusões.

Se você tiver ou suspeitar de algum problema de saúde, procure médico, hospital ou posto de saúde para realização dos exames necessários. Inclusive o intuito do conjunto de postagens é exatamente esse: pontuar sobre possíveis curas milagrosas, que em vez de benefícios, podem trazer ônus para a população e a saúde pública como um todo.


Bicarbonato no organismo

O bicarbonato de sódio é um composto sólido, cristalino e solúvel em água, de ação neutralizante e também alcalinizante para o corpo humano. Em termos de saúde e uso para nós, esse é o benefício mais preponderante, sendo um dos principais compostos utilizados por sais de frutas, por exemplo.

Além de antiácido, é poderoso para indigestão, acidez severa e azia, auxiliando para pessoas com úlcera péptica. Minimiza o risco de Acidose Metabólica em alguns quadros de doença: diabetes, casos cardiovasculares, entre outros. Também é indicado no caso de Diarreia, em que há diminuição significativa do bicarbonato (quem nunca tomou bicarbonato, limão e maizena, ein?).

po-bicarbonato-sodio
Bicarbonato de sódio e Água: usados para diversos usos e problemas diferentes.

Usado no tratamento de intoxicações, como envenenamento por álcool metílico, salicilatos e outros. Na pele, com água, é usado para diminuir a coceira, com característica antipruriginosa, além de picadas de abelhas e outros insetos, que geralmente causam dor e inchaço. Pode aliviar resfriado e gripe a partir de lavagem nasal, através da mistura de água morna, sal e bicarbonato de sódio, limpando o muco do nariz.

ATENÇÃO!

A partir de agora, listaremos alguns usos internos e externos dessa substância, além dos principais que foram dispostos no item anterior. Diferentemente do limão, que é um fruto e pode ser encontrado por aí, o bicarbonato é um composto químico processado para ser comercializado. Assim sendo, é importante lembrar que o consumo exagerado do bicarbonato de sódio pode causar perigosos efeitos negativos para a saúde.


Efeitos negativos do excesso de Bicarbonato de Sódio:

  • Consumo excessivo de Bicarbonato de Sódio pode causar doenças de saúde, tais como síndrome de leite e álcalis.
  •  A overdose de Bicarbonato de Sódio também pode causar vômitos, Diarreia, fraqueza muscular e espasmos. Deve ser tomado cuidado ao consumir produtos que contêm Bicarbonato de Sódio.

Seus usos mais comuns

Classificamos usos internos aqueles que há ingestão do composto, e como usos externos aqueles e não há ingestão (mesmo que no gargarejo, por exemplo, o fluído adentre o organismo, mas é expelido posteriormente).

Usos Internos:

Após Exercícios Físicos na Academia

Neutralizante estomacal para ardor de estômago

Diminuição de indigestão e gases, diluído em água

Alcalinizante natural

Controle do pH corporal

Evitar osteoporose, artrite

Alivia as infecções urinárias

Combate a gota e problemas articulares

Controla os índices de colesterol

Para refluxo gástrico e má digestão

Usos Externos

Limpando as Unhas

Combate o mau odor nos pés

Bom Hálito

Clareamento dental caseiro

Antisséptico

Eliminação de vírus e bactérias

Gargarejos para a garganta

Publicidade

3 comentários sobre “Bicarbonato e Limão: cura para muitos problemas? – Parte 2 (BICARBONATO)

    1. Elton, boa tarde!
      Sim, esse é exatamente o intuito das postagens. Mas na publicação anterior, sobre o limão, cometemos deslizes no sentido de veicular informações que podem causar acidentes, por exemplo. Fomos alertados sobre isso por um camarada de um Blog e editamos o conteúdo. Isso porque o uso que listamos existe, mas pode ser perigoso ou causar irritação, mas foi uma constatação de um método que a população utiliza. Na próxima postagem, que abordará o uso combinado dos dois elementos e supostas “curas milagrosas”, faremos o alerta a esse tipo de consideração: de que é preciso ter cuidado com o que é pesquisado e que a consulta aos profissionais competentes é INDISPENSÁVEL e o procedimento padrão a ser seguido.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s