Seguindo adiante na nossa série de três postagens sobre o uso de bicarbonato e limão para possíveis tratamentos e curas de enfermidades, vamos elencar os benefícios do uso do composto químico também muito usado na culinária, o NaHCO3.
Mas antes, como muito foi bem pontuado pelo pessoal do Blog Pedra Lascada na nossa postagem direcionada sobre o limão, é muito importante frisar que estamos replicando as diversas possibilidades de cada elemento de acordo com o que encontramos pela web.
Não somos médicos, farmacêuticos ou de outras classes profissionais da saúde que possam indicar, atestar ou receitar (inclusive com propriedade e fundamentação técnica/empírica) o que você ou qualquer outro leitor deve ou não manipular, ingerir ou utilizar via dermal ou oral. Estamos catalogando informações populares, portanto cabe o aviso em destaque:
Estamos pesquisando, coletando e sintetizando conteúdos e comentários que foram encontrados por meio de pesquisa, sendo que você pode fazer o mesmo processo e tirar suas próprias conclusões.
Se você tiver ou suspeitar de algum problema de saúde, procure médico, hospital ou posto de saúde para realização dos exames necessários. Inclusive o intuito do conjunto de postagens é exatamente esse: pontuar sobre possíveis curas milagrosas, que em vez de benefícios, podem trazer ônus para a população e a saúde pública como um todo.
Bicarbonato no organismo
O bicarbonato de sódio é um composto sólido, cristalino e solúvel em água, de ação neutralizante e também alcalinizante para o corpo humano. Em termos de saúde e uso para nós, esse é o benefício mais preponderante, sendo um dos principais compostos utilizados por sais de frutas, por exemplo.
Além de antiácido, é poderoso para indigestão, acidez severa e azia, auxiliando para pessoas com úlcera péptica. Minimiza o risco de Acidose Metabólica em alguns quadros de doença: diabetes, casos cardiovasculares, entre outros. Também é indicado no caso de Diarreia, em que há diminuição significativa do bicarbonato (quem nunca tomou bicarbonato, limão e maizena, ein?).

Usado no tratamento de intoxicações, como envenenamento por álcool metílico, salicilatos e outros. Na pele, com água, é usado para diminuir a coceira, com característica antipruriginosa, além de picadas de abelhas e outros insetos, que geralmente causam dor e inchaço. Pode aliviar resfriado e gripe a partir de lavagem nasal, através da mistura de água morna, sal e bicarbonato de sódio, limpando o muco do nariz.
ATENÇÃO!
A partir de agora, listaremos alguns usos internos e externos dessa substância, além dos principais que foram dispostos no item anterior. Diferentemente do limão, que é um fruto e pode ser encontrado por aí, o bicarbonato é um composto químico processado para ser comercializado. Assim sendo, é importante lembrar que o consumo exagerado do bicarbonato de sódio pode causar perigosos efeitos negativos para a saúde.
Efeitos negativos do excesso de Bicarbonato de Sódio:
- Consumo excessivo de Bicarbonato de Sódio pode causar doenças de saúde, tais como síndrome de leite e álcalis.
- A overdose de Bicarbonato de Sódio também pode causar vômitos, Diarreia, fraqueza muscular e espasmos. Deve ser tomado cuidado ao consumir produtos que contêm Bicarbonato de Sódio.
Seus usos mais comuns
Classificamos usos internos aqueles que há ingestão do composto, e como usos externos aqueles e não há ingestão (mesmo que no gargarejo, por exemplo, o fluído adentre o organismo, mas é expelido posteriormente).
Usos Internos:
Após Exercícios Físicos na Academia
Neutralizante estomacal para ardor de estômago
Diminuição de indigestão e gases, diluído em água
Alcalinizante natural
Controle do pH corporal
Evitar osteoporose, artrite
Alivia as infecções urinárias
Combate a gota e problemas articulares
Controla os índices de colesterol
Para refluxo gástrico e má digestão
Usos Externos
Limpando as Unhas
Combate o mau odor nos pés
Bom Hálito
Clareamento dental caseiro
Antisséptico
Eliminação de vírus e bactérias
Gargarejos para a garganta
Gostei bastante do aviso sobre o conteúdo do post. Visto que, hoje em dia muitas pessoas publicam artigos oferecendo curas milagrosas ao invés de oferecerem informação de qualidade. Ótimo post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Elton, boa tarde!
Sim, esse é exatamente o intuito das postagens. Mas na publicação anterior, sobre o limão, cometemos deslizes no sentido de veicular informações que podem causar acidentes, por exemplo. Fomos alertados sobre isso por um camarada de um Blog e editamos o conteúdo. Isso porque o uso que listamos existe, mas pode ser perigoso ou causar irritação, mas foi uma constatação de um método que a população utiliza. Na próxima postagem, que abordará o uso combinado dos dois elementos e supostas “curas milagrosas”, faremos o alerta a esse tipo de consideração: de que é preciso ter cuidado com o que é pesquisado e que a consulta aos profissionais competentes é INDISPENSÁVEL e o procedimento padrão a ser seguido.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Tens toda razão.
CurtirCurtido por 1 pessoa